Administrador

Qualquer administrador deve se destacar em:
- Fornecer informações a supervisores, colegas de trabalho e subordinados, bem como comunicar-se com pessoas de fora da organização, representando a organização perante clientes, o público, o governo e outras fontes externas. Essas informações podem ser trocadas pessoalmente, por escrito, por telefone ou e-mail.
- Manter arquivos de informações e processar documentos.
- Recrutar, entrevistar, selecionar, contratar e promover funcionários em uma organização, e fazê-los trabalhar juntos para realizar tarefas, incentivando e construindo confiança, respeito e cooperação mútuos.
Estrategista

A maioria dos estrategistas deve se destacar em:
- Estabelecer objetivos de longo prazo e especificar as estratégias e ações para alcançá-los.
- Analisar informações e avaliar resultados para escolher a melhor solução e resolver problemas.
- Desenvolver metas e planos específicos para priorizar, organizar e realizar seu trabalho.
- Programar eventos, programas e atividades, bem como o trabalho de terceiros.
Outras atividades profissionais relacionadas com Terapeutas de baixa visão, especialistas em orientação e mobilidade e terapeutas de reabilitação visual
- Ensinar habilidades com bengala, incluindo o uso de bengala com guias, técnicas diagonais e toques de dois pontos.
- Encaminhar clientes para serviços, como cuidados com os olhos, cuidados de saúde, reabilitação e aconselhamento, para melhorar o funcionamento visual e de vida ou quando as condições excedem o escopo da prática.
- Fornecer consultoria, assistência ou educação a grupos como pais e professores.
- Participar de atividades de desenvolvimento profissional, como leitura de literatura, educação continuada, participação em conferências e colaboração com colegas.
- Obter, distribuir ou manter dispositivos de baixa visão.
- Projetar programas instrucionais para melhorar a comunicação, usando dispositivos como lousas e canetas, braillers, teclados, dispositivos de escrita adaptável, audiolivros, livros digitais e leitores ópticos de caracteres (OCRS).
- Colaborar com especialistas, como conselheiros de reabilitação, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais, para fornecer soluções ao cliente.