Mediador

Os mediadores devem ser capazes de:
- Prestar assistência pessoal, atenção médica, apoio emocional ou outros cuidados pessoais a outras pessoas, como colegas de trabalho, clientes ou pacientes.
- Desenvolver relacionamentos de trabalho construtivos e cooperativos com outras pessoas e mantê-los ao longo do tempo.
- Atuar para pessoas ou lidar diretamente com o público. Isso inclui atender clientes em restaurantes e lojas e receber clientes ou convidados.
- Lidar com reclamações, resolver disputas e resolver queixas e conflitos, ou negociar com outras pessoas.
Mentor

Espera-se que qualquer mentor tenha um bom desempenho em:
- Identificar as necessidades de desenvolvimento de outros e orientar, orientar ou ajudar outros a aprimorar seus conhecimentos ou habilidades.
- Fornecer orientação e direção aos subordinados, incluindo o estabelecimento de padrões de desempenho e o monitoramento do desempenho.
- Convencer outros a aceitar uma ideia ou a mudar de ideia ou ações de acordo com os objetivos da empresa.
- Identificar as necessidades educacionais de outros, desenvolver programas ou aulas formais de educação ou treinamento, e ensinar ou instruir outros.
Outras atividades profissionais relacionadas com Psicólogos de aconselhamento
- Documentar informações do paciente, incluindo notas de sessão, notas de progresso, recomendações e planos de tratamento.
- Aconselhar indivíduos, grupos ou famílias para ajudá-los a entender problemas, lidar com situações de crise, definir metas e desenvolver planos de ação realistas.
- Supervisionar estagiários, clínicos em treinamento e outros conselheiros.
- Fornecer serviços de consultoria, incluindo programas educacionais, programas de extensão ou palestras de prevenção para escolas, agências de serviço social, empresas ou o público em geral.
- Coletar informações sobre indivíduos ou clientes, usando entrevistas, históricos de casos, técnicas de observação e outros métodos de avaliação.
- Desenvolver planos terapêuticos e de tratamento com base nos interesses, habilidades ou necessidades dos clientes.
- Analisar dados, como notas de entrevistas, resultados de testes ou manuais de referência, para identificar sintomas ou diagnosticar a natureza dos problemas dos clientes.
- Aconselhar os clientes sobre como eles podem ser ajudados pelo aconselhamento.